Relato da Experiência na Amazônia por Ana Maria F. Guedes

07:48:00

Como R2 do Programa de Residência Médica, em Medicina de Família e Comunidade, da Cidade do Rio de Janeiro, escolhi fazer o meu estágio opcional em Manaus (AM). O estágio foi realizado no período de 07/08/13 a 05/09/13 e considero que esta foi uma experiência extraordinária. Como brasileira e como médica de família, diria que é uma experiência imperdível e que todos que estão fazendo a residência deveriam aproveitar.
                Pode-se dividir o meu estágio em cinco fases:
a)             Contato Inicial
b)             Estágio em Atenção Básica à Saúde Rural – Parte Terrestre
c)             Estágio em Atenção Básica à Saúde Rural – Parte Fluvial
d)             Estágio em Hanseníase e Outras Dermatoses
e)             Apresentação da Experiência Vivida no Estágio aos Residentes de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.
A fase inicial consistiu nos primeiros contatos com Manaus, com a Residência de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus e com o pessoal da Atenção Básica à Saúde dessa Secretaria (SEMSA). Fui muito bem recebida e fiquei encantada com Largo de São Sebastião, um espaço de grande riqueza cultural existente no centro da cidade.
 O estágio em Atenção Básica à Saúde Rural, parte terrestre, deu-se num posto de saúde rural, situado às margens da rodovia AM-010, em área rural do município de Manaus, nos limites com o Município de Rio Preto da Eva. É um posto pequeno, dirigido à população local, porém muitas pessoas trazem seus parentes, moradores de outros locais, para ali serem atendidos, porque consideram o atendimento do posto como de boa qualidade, ouvindo-se, por conseguinte, muitos elogios a respeito. À tarde, participava das aulas preparatórias que os alunos do último período dos cursos de medicina, enfermagem e odontologia estavam tendo, haja vista que na semana seguinte iriam começar seu Estágio Rural em Saúde Coletiva em municípios do interior do Estado.
          O estágio em Atenção Básica à Saúde Rural, parte fluvial, foi feita em barco que faz o atendimento da população ribeirinha dos Rios Amazonas e Negro. Nas duas viagens que fiz pude conhecer o modo de vida da população ribeirinha e o quanto o ciclo das águas determina a vida dessas pessoas. Meu trabalho consistiu em acompanhar o atendimento à população feito pelos meus preceptores, fazer alguns atendimentos, realizar visitas domiciliares, enfim, conhecer esse sistema de atendimento, que considero bastante adequado para a população local.
O estágio em hanseníase e outras dermatoses ocorreu na Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia “Alfredo da Matta”. Trata-se de um hospital de referência nessas doenças, bem estruturado e com profissionais qualificados. Acompanhei meus preceptores tanto na triagem quanto do segmento dos tratamentos.
Ao final do estágio apresentei aos Residentes de Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus  minhas impressões sobre o estágio realizado.

Ana Maria Fernandes Guedes 












VEJA TAMBÉM

1 comentários

  1. Ficou muito bom seu relato Ana Maria! Parabéns!!! André

    ResponderExcluir