Clínica com o programa de residência em MFC, Maria do Socorro, é destaque no jornal O Globo

08:27:00

Exemplo de Saúde Pública - Clínica da Família Maria do Socorro tem uma administração que está preocupada com a totalidade do atendimento médico

Tive recentemente a oportunidade de conhecer a Clínica da Família Maria do Socorro, localizada na Estrada da Gávea, dentro da comunidade da Rocinha. O que se vê nesta unidade é um exemplo para todos nós, cidadãos, de como deveria estar sendo exercida a saúde pública em nosso país.
Local simples e extremamente agradável, limpeza exemplar, preocupação administrativa com o bem-estar dos pacientes, medidas para evitar filas que se tornem um estorvo para quem lá estiver e orientação dos pacientes em relação ao seguimento dos tratamentos. Tive a oportunidade de interação com vários desses pacientes e pude ver que a satisfação era total.
O mesmo pude sentir em relação aos funcionários que lá trabalham e à equipe médica responsável por todos os passos de atendimento. Médicos muito bem preparados, com uma cultura médica que não se prende a segmentos ou tecnologias, com conhecimentos importantes, além da esfera médica e com o desejo de continuar sua formação e aquisição de novos conhecimentos.
Podemos ainda ver, acima de uma unidade de saúde, uma administração que está preocupada com a totalidade do atendimento médico pautado nos princípios e na ética da Medicina e no acolhimento e satisfação daqueles que lá são atendidos.É um belo retorno à Medicina nas suas essências humanística e social, hoje, cada vez mais, transformada em um comércio que se vale da má formação dos médicos, do descaso de boa parte dos dirigentes e do aproveitamento por aqueles que estão à sua volta, em seu detrimento. Dinheiro, gestão, escala etc. passam a dominar o noticiário e, com frequência, o paciente nem é citado. Com absoluta isenção política, gostaria de cumprimentar alguns dos responsáveis por esse belo trabalho: meus colegas Hans Dohmann, por cinco anos secretário de Saúde de nosso município, pelo belo trabalho, e Daniel Soranz que ora assume a secretaria e que há tempos está comprometido com esse trabalho. E meus cumprimentos extensivos ao nosso prefeito, Eduardo Paes, com o apoio que dá a esses passos. Em nome de nossa população, gostaria de agradecer essa bela obra.
Podemos assim esperar que a saúde pública em nossa cidade volte a ser a melhor do país. E assim fazermos valer o que diz a Constituição Federal de 1988, a chamada Constituição Cidadã, que em seu artigo 196 diz que: “A saúde é direito de todos e dever do Estado”. E também o que diz o Código de Ética Médica de 2008 em seu artigo 1º: “A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza”.


Luiz Roberto Londres é diretor-presidente da Clínica São Vicente

FONTE: JORNAL O GLOBO



VEJA TAMBÉM

0 comentários