Estágio optativo realizado em Portugal pela residente Renata Salles

04:38:00




A residente Renata de Abreu Neves Salles, da CF Aloysio Augusto Novis realizou seu estágio no mês de  setembro em Portugal. Abaixo o relato de sua experiência.

O meu estágio optativo foi realizado no Porto - Portugal no período de 1º a 30 de setembro 2015, na unidade de saúde familiar pertencente ao ACES grande Porto. São 8 equipes compostas por 1 médico, 1 enfermeiro e 1 auxiliar administrativo cada uma. cada equipe possui uma média de 1800 pacientes cadastrados não necessariamente residindo próximo a clínica, pois lá não existe divisão de território. Qualquer paciente pode acessar a unidade solicitando atendimento médico.

As agendas são divididas entres consultas abertas e programadas. As consultas de saúde materna e infantil são sempre interconsultas médico-enfermeiro, não há saúde bucal, farmácia ou coleta de sangue na unidade. Os pacientes pegam os remédios em qualquer farmácia e a coleta de sangue pode ser realizada em qualquer clínica.
O registro também é através do prontuário eletrônico, assim como se tem acesso ao prontuário médico a nível hospitalar, facilitando o acompanhamento do paciente nesses serviços. 

Durante meu estágio realizei visitas domiciliares, participei de consultas médicas, interconsultas com a enfermagem, grupos, reuniões técnicas e científicas e discussão de casos clínicos.


Como diria os portugueses, meu estágio optativo foi  "cinco estrelas"! Temos diferenças entres os sistemas nacionais de saúde, porém a atenção primária trabalha de forma similar. Aprendi muito e foi bastante agradável conviver e ver de perto os profissionais da unidade trabalhando em sintonia.


VEJA TAMBÉM

0 comentários