Programa comemora o encerramento das atividades da 3ª turma

06:01:00

No dia 26 de fevereiro o Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) comemorou o encerramento das atividades da 3ª turma da residência. Iniciado em 2011 com 60 vagas o programa de residência oferece atualmente 150 vagas por ano, todas credenciadas pelo MEC, sendo 300 residentes concomitantes a cada ano, entre R1 e R2. O município possui o maior programa de residência do país, representando um terço dos residentes de Medicina de Família e Comunidade. O enfoque é prioritariamente clínico, em que os médicos residentes são treinados para realizar uma carteira de serviços abrangente, com acesso e resolutividade no manejo das questões mais prevalentes na Atenção Primária. 

A cerimônia de abertura contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Dr. Daniel Soranz, do Subsecretário Geral de Gestão Dr. José Carlos Prado Junior, do Superintendente de Atenção Primária em Saúde Guilherme Wagner o dos professores doutores Roberto Medronho da UFRJ e também da coordenadora do Programa de Medicina de Família da UERJ Maria Inez Padula Anderson. Todos enalteceram a importância do médico de família para a melhoria da saúde pública brasileira. 

Com aproximadamente 250 pessoas a coordenação do programa, em parceria com os residentes, realizou o evento na Casa de Espanha  e teve a participação de 36 residentes, familiares, preceptores e convidados. Com os novos médicos o programa mantém 80% dos egressos na rede municipal proporcionando uma melhora significativa no atendimento à saúde da população carioca.

VEJA TAMBÉM

0 comentários