Secretário de Saúde recebe o maior prêmio de MFC do mundo

02:41:00


O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, representou o Brasil ao receber o prêmio WONCA Global Health Award na cerimônia de abertura do maior congresso de Medicina da Família e Comunidade do mundo, o Wonca (World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians). O prêmio é concedido ao país mais bem sucedido ao oferecer e expandir a  medicina de família. O Rio de Janeiro foi a cidade que mais avançou no modelo nos últimos anos, saindo de uma cobertura de 3,5% em 2008 para 66% até agora. Ao final do ano, a cobertura será de 70%, o que significa que mais de 4,3 milhões de cariocas terão acesso à estratégia saúde da família.
"O principal legado deixado pela atual gestão da Prefeitura do Rio é essa expansão, com mais de 100 Clínicas da Família construídas. Temos a satisfação de poder apresentar nosso trabalho na maior conferência de Medicina da Família do mundo e convidamos todos a conhecerem nossas unidades", comemorou o secretário.
É a primeira vez que o congresso, que teve início hoje, acontece na América do Sul. Além do secretário, também participaram da mesa de abertura o presidente do WONCA, Michael Kidd,  o presidente da edição 2016 do congresso, Gustavo Gusso, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Tiago Trindade e a presidente da Confederação Iberoamericana de Medicina Familiar, Maria Inês Padulla.
Maria Inês falou sobre os avanços do Rio de Janeiro e parabenizou o secretário Soranz pelo avanço histórico. "Foi a junção de técnica, determinação, competência e vontade política", sintetizou.
O presidente do WONCA, Michael Kidd, destacou o trabalho brasileiro na criação do Sistema Único de Saúde. "O Brasil merece medalha de ouro pelo trabalho que vem sendo feito para garantir um sistema de saúde universal e igualitário para todos, principalmente os mais pobres, necessitados e marginalizados", disse. 
A cerimônia contou com apresentação da Orquestra Maré do Amanhã, que apresentou clássicos brasileiros como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, Carinhoso, de Pixinguinha e Rosas não Falam, de Cartola.
Além de apresentar o modelo adotado no Rio de Janeiro e a reforma da Atenção Primária, o WONCA também exibirá experiências exitosas realizadas nos mais de 100 países participantes, como França, Reino Unido, Portugal, Espanha, Canadá e outros.  Do Brasil, serão apresentados projetos desenvolvidos em cidades como o Rio de Janeiro, Petrópolis e Teresópolis (RJ); São Paulo e São Carlos (SP); Belo Horizonte (MG); Sobral e Juazeiro (CE); Juazeiro (BA); Ilha de Marajó (PA); Serra Dourada (MT), entre outras.
Pela participação da Secretaria Municipal de Saúde no evento, haverá apresentação da organização e tecnologia da Atenção Primária da Saúde no Rio; do projeto das clínicas da família; do Programa Academia Carioca; da Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP da Saúde); do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da SMS; de ações do Consultório na Rua; do tratamento e acompanhamento de pacientes com hipertensão, diabetes, tabagismo, tuberculose, sífilis e HIV; do atenção psicossocial e do atendimento pré-natal. Foi lançada hoje a revista Ciência e Saúde Coletiva sobre a reforma da Atenção Primária no Rio de Janeiro; será lançado o livro Multiplica, sobre a metodologia do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da SMS; e os relatórios de gestão das Coordenações de Atenção Primária (CAP) das zonas Oeste, Norte e Sul, da Barra e do Centro. A programação completa da Secretaria Municipal de Saúde no WONCA 2016 pode ser conferida em http://www.rio.rj.gov.br/web/sms.
A 21ª Conferência WONCA debaterá ainda temas que buscam o desenvolvimento da medicina de família como uma disciplina acadêmica e campo científico bem definido, como questões clínicas, prevenção quaternária, registros eletrônicos de saúde, gestão de problemas de saúde frequentes, avaliação da qualidade, a probabilidade pré-teste, a gestão e organização do sistema de saúde, entre outros.

O WONCA  está sendo realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), promove a 21ª Conferência Mundial WONCA de Médicos de Família e acontece entre os dias 2 e 6 de novembro.

Serviço:

Para os interessados em participar do WONCA 2016, as inscrições podem ser feitas pelo link https://goo.gl/bZXEBF. A 21ª Conferência Mundial de Medicina de Família e Comunidade acontece de 2 a 6 de novembro, no Riocentro, que fica na Avenida Salvador Allende, 6555, em Jacarepaguá. O site da conferência é http://www.wonca2016.com/.


VEJA TAMBÉM

0 comentários