Confira depoimento de Hevellin que realizou estágio em Porto, Portugal
04:48:00
Período: 7 de novembro a 2 de dezembro de 2016
Local: Porto- Portugal
Depoimento:
Fui recebida pela coordenadora do USF Covelo, Dra.Alice Seixas que
me apresentou aos funcionários da unidade e a médica que supervisionou-me durante o estágio, Dra. Maria João de Sá. Durante o estágio acompanhei consultas da Dra.Maria Joao ,além de participar das reuniões semanais da unidade, palestras, consultas da equipe de enfermagem. Realizei, também, um pequeno procedimento e
apresentei um trabalho.
Atividades Desenvolvidas:
- Acompanhei as consultas de minha supervisora, durante essas consultas ela explicava sobre os fluxos de encaminhamento, exames,marcações de consultas e medicamentos em geral. A supervisora me deu uma palestra explicando sobre o sistema nacional de saúde de Portugal, que no Brasil recebe o nome de sistema único de saúde.Percebi as diferenças de nosso sistema para o de Portugal.
- Haviam reuniões semanais com todos os médicos e enfermeiros da unidade de saúde e tive a oportunidade de acompanhar e entender como funciona a contratação dos médicos que permanecem na unidade e sobre a organização.
- Participei de uma palestra sobre teste rápido de HIV, onde enfermeiro que trabalha na empresa fabricante do teste fez a palestra e mostrou como fazer o teste e os índices de HIV no país.
- Ao acompanhar a equipe de enfermagem, percebi a diferença entre as consultas médicas e de enfermagem, que a enfermeira em Portugal possui funções diferentes das do Brasil.
- Aprendi a inserir e retirar o implanon, que em Portugal é muito comum e a procura para colocar o implante é grande.
- Outra atividade que fiz foi uma apresentação falando sobre o SUS e sobre a residência de medicina de família e comunidade.
Conclusão:
Pude aprender muito no estágio em Portugal, não só sobre
medicina de família, mas também sobre a cultura e política do país.Consegui perceber que, em muitos aspectos, eles estão mais
evoluídos do que o Brasil, mas nós também temos outros mais evoluídos,
como por exemplo a questão do teste rápido,em que muitos
profissionais só haviam ouvido falar,mas nunca tinham tido contato com
o mesmo. Em nosso país o teste faz parte da nossa rotina.
0 comentários