Residente Fernanda realiza estágio em Portugal

07:16:00





A residente Fernanda Reis Sampaio realizou o estágio em Lisboa, Portugal. Confira abaixo o relatório enviado para a coordenação.

Relatório de estágio :Fernanda Reis Sampaio
Estágio optativo:  Lisboa –Portugal – Unidade  de Saúde  Familiar Carnide Quer
Período: 11/12 a 31/12/2016
Supervisor : Dra Mariana Lameiras

Realizei meu estágio optativo em um Centro de Saúde, localizado em Carnide/Lisboa, Portugal. Uma equipe Carnide Quer é subdividida por listas e distribuídos entre os profissionais de saúde, com total  de 6 equipes que são constituídas por 6 médicos, 5 enfermeiras e 4 administrativos. É um sistema bem organizado , os profissionais são integrados, pró-ativos, interessados e resolutivos.

O prontuário eletrônico utilizado, SOAP, tem melhorias em relação ao Brasil, como a integração no sistema a dispensação das medicações em farmácia privadas, bem como a visualização de prescrição realizada na atenção secundária.

O sistema para realização de exames complementares /análises e tratamentos medicamentosos são por meio de co-participação de custos; os mesmos são oferecidos á baixos-custos e, para aqueles com maior dificuldade econômica, podem ser gratuitos.
Este com certeza é o ponto alto do estágio, extremamente enriquecedor :  as inúmeras possibilidades terapêuticas, o acesso as melhores drogas, a facilidade de exames complementares,  faz-me  lembrar da “ medicina dos livros “ aquela  que estudamos na graduação e conseguir colocar na prática. Foi motivador.

Foram realizadas atividades práticas: consultas em saúde- adulto; saúde infantil, saúde da mulher, saúde do idoso, saúde materna, visita domiciliar, sessão clínica e procedimento.

Fiquei sob a responsabilidade da orientadora Dra Mariana Lameiras sempre muito atenciosa, generosa e carinhosa comigo. Ressalto entre as qualidades a sua facilidade de comunicação com os pacientes e carinho com os mesmos. Fui sempre bem acolhida por ela e por toda a equipe, em especial Dra Lucilia e demais internos os quais tive contato mais próximo.

O estágio superou  as minhas melhores expectativas e foi uma experiência de incrível aprendizado tanto profissional como cultural. Imensamente grata a Carmide Quer e a todos os facilitadores deste sonho.


VEJA TAMBÉM

0 comentários