R2 Andressa Curado relata seu estágio em Cascais, Portugal

07:37:00










Relatório de estágio optativo: Andressa de Alencastro Curado
Período: 5 de julho a 28 de julho de 2017
Unidade: Unidade Costa do Estoril
Local: Cascais- Portugal

Introdução
No dia 5 de julho de 2017  às 15h tivemos um encontro entre as residentes que iriam iniciar o estágio em Portugal na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo com a Dra. Eunice Carrapiço e Dr. Vitor Manuel Borges Ramos.
Fui recebida pela coordenadora do USF Costa do Estoril, Dra. Isabel Couto que me apresentou aos funcionários da unidade, e acompanhei durante o estágio as consultas da residente Dra. Magda Coutinho, Dra. Teresa Flores, Dra. Graça Relvas e da própria Dra. Isabel Couto, além de participar das reuniões com os residentes com o Dr. Victor Manuel Borges Ramos, consultas e visita domiciliar da equipe de enfermagem. Realizei, também, um pequeno procedimento e apresentei um trabalho sobre Paulo Freire junto com as outras residentes do Brasil.

Atividades Desenvolvidas:
Acompanhei as consultas das médicas e  durante essas consultas explicaram sobre os fluxos de encaminhamento, exames, marcações de consultas e medicamentos em geral.

Participei de uma Tertúlia sobre A Relação de Ajuda, na perspetiva de Carl Rogers e a obra "Tornar-se Pessoa" e Projeto: "Métodos participativos em interações educativas com adolescentes institucionalizados" - debate e recolha de ideias e sugestões para o protocolo de intervenção e sua execução

Ao acompanhar a equipe de enfermagem, percebi a diferença entre as consultas médicas e de enfermagem, que a enfermeira em Portugal possui funções diferentes das do Brasil como acompanhar os curativos e aqui não existe a função do técnico de enfermagem, tudo é executado por enfermeiras.

Aprendi a inserir e retirar o implante subcutâneo de anticoncepcional com a Dra Teresa Flores, que em Portugal é muito comum e a procura para colocar o implante é grande e é fornecido gratuitamente pelo governo.

Realizei coleta de papanicolau com a Dra. Teresa Flores e Dra Isabel Couto.

Fiz uma visita a Unidade de Cuidados na Comunidade(UCC) de Cascais Care com a enfermeira Helena Gonçalves, onde explicou  a função da unidade que é uma atuação multidisciplinar, que engloba a prestação de cuidados de saúde e de apoio psicológico e social, de base geográfica e domiciliária, designadamente na identificação e acompanhamento de indivíduos e famílias de maior risco, dependência e vulnerabilidade de saúde.

Apresentei um trabalho sobre Paulo Freire junto com as outras residentes que também estavam em estágio optativo em Portugal.

Participei da Tertúlia "Vivências que nos transformam" sobre Augusto Boal e o Teatro do oprimido. 

Conclusão:

Pude aprender muito no estágio em Portugal. Consegui perceber que, em muitos aspectos, eles estão mais evoluídos do que o Brasil, como a partir do momento que se encaminha o paciente para o oftalmologista, o médico designado deve agendar sua cirurgia de catarata e solicitar os exames para realizar a cirurgia, o que evita ir e vir várias vezes no médico de família com o mesmo objetivo, o que é algo recente em Portugal introduzido na reforma de 2007 que reestrutura o sistema primário de saúde de Portugal.


VEJA TAMBÉM

0 comentários