Depoimento de residentes espanholas sobre estágio no programa

06:22:00









Em abril recebemos as residentes Aleida Hernández e Emma Méndez  do serviço de saúde das Canárias, na Espanha para estágio na Clínica da Família Estácio de Sá sob a supervisão do  preceptor Rafael Castilhos. Abaixo um resumo da experiência:

Aleida
Rodar na Clínica da Família Estácio de Sá foi agradável, repleto de novas experiências dada as grandes diferenças no sistema público de saúde dos países, bem como as diferenças sócio-culturais, que promovem uma aprendizagem rica e uma nova visão da medicina. Encontrei um centro com extenso equipamento tecnológico (ultrassonografia, radiologia, sala de procedimentos, saúde bucal etc.), além de uma importante equipe de profissionais, como médicos especialistas e residentes, enfermeiros, agentes de saúde, etc. Eles nos deram uma recepção calorosa, bem como um bom perfil de paciente e abertos à nossa presença na consulta.Como a especialidade  é mais jovem no Brasil do que em Espanha, considero que é importante para aumentar a intervenção médica focada na comunidade e prevenção da saúde, que eu acho na Espanha, sofre de falta de atenção. É uma ótima ideia criar a Academia Carioca, da qual o sistema deve ter muito orgulho, assim como o restante dos grupos de atividades sociais e culturais. 

Emma 
Minha experiência durante a estada na clínica da família foi gratificante pessoal e profissionalmente e superou minhas expectativas. Meus objetivos eram conhecer outros modelos de estruturas familiares, aprender sobre doenças tropicais e aprender outras maneiras de trabalhar como médico de família, entre outros. Minha surpresa foi encontrar um ambiente aconchegante e familiar, com ótimo equipamento e profissional (sala de radiologia, ultrassonografia, saúde bucal, sala de procedimentos, etc.). Na minha opinião, o principal ponto positivo é a boa comunicação com o paciente, o que permite ter mais tempo para dedicar. Eu também acredito que a academia carioca, grupos de mulheres, aulas de dança e visitas domiciliares são algo que devemos tomar como exemplo. Também destaco as sessões e salas de treinamento ministradas por residentes e preceptores.

VEJA TAMBÉM

0 comentários